Catálogo 2019 das

Editoras Biruta e Gaivota

A Editora Biruta e a Editora Gaivota têm juntas mais de 10 anos de vida no mercado editorial de livros infantis e juvenis. O catálogo de livros já produzidos é, portanto, bastante extenso, e o objetivo deste projeto era o de compôr um livreto que funcionasse como um portfólio dos livros disponíveis no catálogo para o ano de 2019.

Meu papel como designer era o de elaborar um projeto gráfico que desse conta desse grande número de títulos, em uma solução prática para consulta, com estética agradável e instigante, mas levando em conta os custos de produção e impressão, que não deveriam ser altos. 

Softwares utilizados: Adobe InDesign + Adobe Illustrator + Adobe Photoshop

Outras responsabilidades que tive: fechamento de arquivos para produção gráfica e acompanhamento da produção gráfica

Desafios e expectativas

O catálogo de 2019 deveria integrar a identidade visual das editoras, estabelecendo um diálogo visual com o site e com as redes sociais da Biruta e da Gaivota. Todos os títulos disponíveis deveriam ser mostrados: alguns deles seriam acompanhados de uma pequena sinopse, outros não. Para todos os títulos, havia a necessidade de que a capa do livro tivesse destaque, e que viesse acompanhada das informações técnicas (autoria e ilustrações, idade e nível de leitura recomendado, formato do livro, número de páginas, cores de impressão e ISBN).

O catálogo deveria ter utilidade não apenas como um portfólio de títulos das editoras, mas também como uma consulta desses dados e informações técnicas, que são extremamente úteis aos divulgadores e distribuidores da editora, e aos possíveis compradores dos livros.

Proposta e solução

Desde o princípio, meus estudos levavam em conta a produção do Catálogo 2019 em formato 21 x 29,7 cm (A4), pela facilidade de produção e envio para os distribuidores fora de São Paulo.

Propus separar o catálogo em duas partes, e cada uma delas em diversas seções: a primeira parte seria para os títulos da Editora Biruta, separados em "Lançamentos", "Infantis", "Juvenis", "Complementares" e "Educação". A segunda parte ficaria reservada à Editora Gaivota, dividida apenas em "Lançamentos", "Infantis", "Juvenis" e "Complementares". Para cada seção, utilizei uma das cores já estabelecidas da identidade visual da editora.

Para cada livro, elaborei uma unidade básica composta de imagem de capa + título + autoria + informações técnicas. Essa pequena unidade poderia ser expandida nos casos em que uma sinopse do livro fosse necessária. A unidade teria o fundo cinza claro, a menos que se tratasse de um livro pertencente a alguma coleção (o que, neste caso, significaria que todos os livros daquela coleção teriam a mesma cor de fundo, definida por sua seção).

Páginas mestras

O spread das páginas mestras, como mostra a imagem, leva em consideração uma margem moderada para melhor aproveitamento, a numeração centralizada embaixo, a presença de faixas coloridas para indicar o nome da seção em que se está, e a divisão de cada página em duas manchas de texto, separadas por 0,4 centímetros, medida essa que permeou o espaçamento entre as unidades básicas dos livros e diversos outros elementos gráficos utilizados no catálogo.

Fontes

O Catálogo 2019 foi desenvolvido nas fontes Bitter, usada nos textos em suas variações regular, itálico e negrito, e desenvolvida pelo grupo argentino Huerta Tipográfica, e Barrio, usada nos títulos e desenvolvida por Sergio Jiménez e Pablo Cosgaya. Ambas as fontes estão licenciadas sob a SIL Open Font License. O corpo do texto foi de no mínimo 8 pt para garantir a leitura após a impressão. Testes de impressão foram feitos, no próprio escritório, e mostrados a colegas de trabalho para certificar que a leitura poderia ser confortável para todos.

Produção e resultado final

O projeto resultou em um catálogo no formato pensado originalmente de 21 x 29,7 cm, com 40 páginas de miolo impresso em papel offset 90g/m2, 4 x 4 cores, e com capa impressa em papel cartão 250 g/m2, 4 x 0 cores. Os cadernos foram grampeados para diminuir os custos de produção. A primeira tiragem foi de 2.000 exemplares e foi produzida para a Editora Biruta pela Eskenazi Indústria Gráfica em Jaguaré, São Paulo, em abril de 2019.

O manuseio e uso após produzido mostrou-se satisfatório e cumpriu as necessidades estipuladas no início do projeto.

© 2020 by Fernanda Peralta

:: All rights reserved. Do not copy, sell, distribute or reproduce ::

Fernanda Peralta Ilustração

CPNJ: 27.685.392/0001-26

São Paulo - SP - Brasil

  • Black Instagram Icon
  • behance-logo_318-50602-01