Projeto de site + loja + nova identidade visual para redes sociais 

Ao atuar como designer para a Editora Biruta e seu selo Editora Gaivota, atuantes no mercado de livros infantis e juvenis e sediadas em São Paulo, fiz parte do projeto de redesenho do site e da loja virtual das editoras e de sua identidade visual no que dizia respeito à comunicação em redes sociais e de newsletter.

Junto com minha editora, pensamos em maneiras de tornar a identidade visual e as plataformas virtuais da empresa mais atraentes e mais amigáveis para o usuário, facilitando a experiência de conhecer e comprar online os livros da editora. Para as redes sociais, demos foco ao Instagram e procuramos fortalecer a presença ali, reformulando a linguagem e frequência das postagens e compreendendo melhor nosso público.

Identificando os problemas 

O antigo site funcionava apenas como um catálogo de todos os livros, e reunia informações sobre eles e materiais extras como marcadores de páginas, manuais para professores e entrevistas. Cada selo (Biruta e Gaivota) tinha seu próprio site, e identificamos isso como um possível foco de confusão para o usuário. Havia ainda um blog e uma loja para compra de livros. A ideia era unir sites + blog + loja virtual num endereço virtual só. A estrutura e o funcionamento dos sites eram bastante engessados, e precisavam sempre da intervenção de alguém com conhecimento em html e raramente eram feitos internamente, coisa que deveria mudar com este novo projeto.

Os elementos visuais de toda a presença web até então, como mostram os exemplos, exploravam a exaustão as cores das editoras, as mascotes já desenhadas previamente pela equipe de design da editora e pequenos ícones, como nuvens, que eram frequentemente usados como padrões. A linguagem visual utilizada precisava ser redesenhada, apesar de não haver a necessidade de mudar os logotipos ou mascotes, já característicos das editoras.

Além disso, os posts de redes sociais (mostrados ao lado) apresentavam texto em excesso e muita poluição visual.

Estudos e referências 

A equipe levantou referências de sites que fossem também lojas virtuais, e que permitissem ao usuário uma experiência rica e profunda para cada produto. Ao comprar livros, as pessoas procuram saber não só sobre o que ele trata, mas também o formato, quantas páginas tem, como são as ilustrações, se faz parte de uma coleção, etc. Procuramos nos manter no campo do mercado editorial, tanto brasileiro quanto estrangeiro.

Captura_de_Tela_2019-11-07_às_15.51.01.p
Captura_de_Tela_2019-11-06_às_11.05.56.p
Captura_de_Tela_2019-11-06_às_11.11.25.p
Captura_de_Tela_2019-11-06_às_11.03.38.p
Captura_de_Tela_2019-11-06_às_11.03.55.p

Propostas e soluções para o site 

A plataforma de e-commerce escolhida para a loja da Editora Biruta foi o Shopify, por oferecer facilidades de design e de manutenção, com o mínimo de código sendo editado para atingir o resultado desejado. O Shopify também permitia, por meio do uso de tags, que se agrupassem facilmente os produtos em coleções, fosse por autor, por prêmios recebidos, por tema, por assunto, por gênero. Boa parte do projeto foi pensar numa nova categorização dos produtos, para que a navegação pelo catálogo fosse fluida e intuitiva ao usuário.

O mapa visual do site mostra o esquema de navegação elaborado no processo. Cada categoria de "Temas e Gêneros" foi pensada para ser significativa para possíveis usuários novos do site, mas para facilitar a consulta de quem já conhece o catálogo também. A equipe da editora, dentre divulgadores, editores, vendedores e estoquistas, foi consultada, para que se levantassem categorias relevantes e que fizessem sentido.

Graças ao sistema de tags e de agrupamento automático que o Shopify implementa, praticamente quaisquer mudanças futuras podem ser feitas internamente, sem a necessidade de se terceirizar o acesso ao admin do site.

Propostas e soluções para o site

Do ponto de vista da personalização, o Shopify já permite uma grande gama de modificações, tais como fontes e tamanhos, cores de links e de cabeçalhos. A maioria já satisfez as necessidades da editora, mas fiz pequenas mudanças no código fonte, para alterar a centralização de elementos na home (na imagem), modificar a cor de certos links e botões, inserir no carrinho uma calculadora de frete, dentre outras atuações pontuais.

Identidade visual 

Para a identidade das editoras, desenvolvi elementos simples, explorando formas geométricas básicas e cores fortes, que pudessem reforçar o caráter descontraído e infantil porém garantindo uma presença robusta das editoras nas redes sociais.

A paleta de cores, a tipografia e a identidade gráfica foram utilizadas também no site, no Catálogo de 2019, nos cartões de visitas dos funcionários e em outras mídias impressas, conferindo unidade ao conjunto.

Posts e Newsletter

Identificamos que os posts feitos para Instagram não necessitavam de tanto texto como havia antes, tampouco dos logotipos das editoras, utilizados até então em quase todas as postagens. O elemento visual era o mais importante e deveria ser facilmente identificado pelo usuário, e informações extras poderiam vir nas legendas das fotos. Assim, pudemos deixar o feed da editora mais limpo.

Observamos também um maior engajamento com posts que utilizavam mockups dos livros, e procuramos ampliar o uso dessa solução. Pontualmente, utilizamos também ilustrações, trechos retirados dos livros e frases call-to-action.

O resultado de todo esse processo de projeto pode ser conferido visitando-se o site das Editoras Biruta e Gaivota e o Instagram das editoras.

© 2020 by Fernanda Peralta

:: All rights reserved. Do not copy, sell, distribute or reproduce ::

Fernanda Peralta Ilustração

CPNJ: 27.685.392/0001-26

São Paulo - SP - Brasil

  • Black Instagram Icon
  • behance-logo_318-50602-01